Veja as vantagens que o fruto trás para a saúde e conheça o projeto que gera renda para o sertão através do plantio de pimentas
A pimenta é uma planta que pode ser um fruto, semente ou condimento. Possui diversas espécies e se faz muito presente nos pratos do nordeste do país. O fruto divide opiniões quando se trata da ardência, apesar de ser verdade que cada pimenta tem seu grau de ardor, engana-se quem visualiza a pimenta apenas como um alimento picante. Quando manipulado de forma correta, tem o poder de aperfeiçoar os sabores das receitas.
Além de extremamente saborosas, elas são saudáveis e benéficas para a saúde. Elas contam com vitamina A, B1 e B2, C, E, K e ajudam a controlar inúmeras doenças.
Confira agora uma lista com os principais benefícios dessa especiaria:
- Alivia dor e inflamação (respiratórias e circulatórias): Podem auxiliar com inflamações, descongestão nasal, sintomas de rinite e problemas circulatórios.
- Controla níveis de colesterol: O condimento atua como auxiliar na redução dos níveis do colesterol LDL no sangue. Como consequência, ocorre uma melhora na saúde cardiovascular.
- Acelera o metabolismo: A capsaicina (substância que confere a determinadas pimentas uma ardência bastante característica) é considerada um dos melhores termogênicos naturais. A substância aumenta a temperatura corporal e faz com que as células utilizem estoques de gordura para equilibrar a elevação do gasto energético. Esse efeito acelera o metabolismo, promovendo a queima de gordura.
- Melhora o sistema circulatório: A pimenta pode beneficiar o sistema circulatório, pela menor formação de placas obstrutivas nos vasos sanguíneos, e ação antitrombótica em virtude da diminuição da agregação plaquetária, auxiliando assim no controle dos níveis de pressão arterial.
- Ajuda na prevenção do câncer: Seus componentes são considerados quimiopreventidos, antimutagênicos e anticarcinogênicas, o que ajuda na prevenção de vários tipos de câncer.
Agora vamos falar um pouco de solidariedade e de que forma a pimenta está envolvida nisso? Primeiramente, vamos entender quem são Os Amigos do Bem e como fizeram a junção dessas duas coisas acontecer.
A Instituição nasceu em 1993 com um grupo de amigos de São Paulo liderados por Alcione Albanesi que, comovidos pela situação de miséria no sertão nordestino, se mobilizaram para ajudar a região mais carente do nosso país.
Sendo assim Os Amigos do Bem são uma ONG que atua no sertão nordestino, promovendo a transformação de milhares de vidas por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda, acesso à água, moradia e saúde. No total, a Amigos do Bem gera emprego para mil pessoas nas 15 unidades produtivas, entre plantações, fábricas, oficinas, Centros de Transformação e postos administrativos.
O projeto tem a plantação de pimenta como uma das fontes geradoras de trabalho no sertão e toda a safra é direcionada para a fábrica, que produz conservas de pimenta pelo método de cultivo hidropônico. A ONG disponibiliza esse Produto do Bem 100% solidário na loja on-line dos Amigos do Bem como forma de transformar milhares de vidas no sertão nordestino.
Clique aqui e conheça a loja on-line dos Amigos do Bem: https://loja.amigosdobem.org/