POR QUE O

Sertão Nordestino?

PORQUE O SERTÃO

No sertão nordestino, milhões de pessoas nascem, sofrem e morrem, sem perspectiva de futuro.

Isoladas do resto do Brasil, encontramos famílias em povoados distantes, morando em casas de taipa, dormindo no chão de terra batida, sem água ou alimento, desnutridos e desorientados pela fome e pela seca.

O sertão é o semiárido mais populoso do mundo. A má distribuição de renda e a situação de abandono são agravadas pela seca, condenando os nordestinos à pobreza extrema.

África no Brasil

UMA ÁFRICA NO BRASIL

Nestes anos de trabalho, chegamos a muitas regiões com IDHs menores do que de alguns países da África Subsaariana, considerado o local mais pobre do mundo. No sertão nordestino, encontramos um cenário de fome, seca, miséria e abandono. Mais de 20 milhões de pessoas estão abaixo da linha da pobreza só na região nordeste.

O SEMIÁRIDO

O sertão nordestino é o semiárido mais populoso do mundo. Pesquisas confirmam que a situação climática do sertão é inalterável, portanto é fundamental a intervenção humana. O clima na região impossibilita o cultivo e, por consequência, as oportunidades de trabalho são escassas ou inexistentes.

SECA

Segundo especialistas, a seca na região nordeste é problema climático e social,
agravado pela desigualdade e pela falta total de infraestrutura local.

Ainda hoje, milhares de famílias passam sede e caminham quilômetros em busca de um balde de água para subsistência.

ANALFABETISMO

A região concentra o maior percentual de analfabetos do país e, sem foco em educação, é quase impossível mudar esta realidade.

+ 20 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza

O sertão tem a maior população de analfabetos do Brasil

Região com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país (IDH 0,520 - média dos municípios onde ficam os povoados atendidos pelo Amigos do Bem)

Ajude quem mais precisa