Trabalho
Criamos um modelo próprio de Desenvolvimento Social Sustentável, que promove emprego, renda e dignidade para centenas de famílias atendidas pelos Amigos do Bem. Nossos Produtos do Bem garantem autonomia financeira e têm 100% da renda revertida para nossos projetos de educação, ajudando a romper o ciclo da miséria e construindo um futuro com mais oportunidades.








Unidades Produtivas
Contamos com 17 unidades produtivas distribuídas no sertão de Alagoas, Ceará e Pernambuco. A partir do potencial de cada região, desenvolvemos iniciativas voltadas à autossustentabilidade, fortalecendo a economia local, promovendo inclusão social e gerando transformação real.
Estrutura Produtiva
A estrutura produtiva dos Amigos do Bem reúne unidades como plantações, fábricas e oficinas que geram emprego e renda no sertão. Com o lucro dos produtos sociais, milhares de crianças permanecem estudando, enquanto a comunidade desenvolve autonomia financeira. Esse modelo fortalece a economia local e impulsiona um ciclo sustentável de transformação social.

Empreendedorismo
O Empreendedorismo do Bem cria oportunidades para que moradores transformem habilidades em fonte de renda e autonomia. Com capacitação oferecida pelos Amigos do Bem por meio de cursos profissionalizantes, a iniciativa promove inclusão social, fortalece a economia local e inspira um futuro mais digno e sustentável para todos.

Projetos na Geração de Renda
O cultivo do caju foi escolhido por seu fácil desenvolvimento em regiões secas. Já são 230 mil pés plantados em 630 hectares no sertão de Pernambuco e Ceará, com acompanhamento técnico constante da Embrapa, garantindo o cultivo adequado e produtivo das plantas.
Plantação de Caju
Localizadas em Buíque (PE) e Mauriti (CE), as fábricas beneficiam manualmente as castanhas cultivadas nas plantações locais. Desde o cultivo até o produto final, todo o processo é realizado para gerar emprego, renda e garantir uma qualidade diferenciada.
Fábrica de Castanha
As 8 oficinas de costura, localizadas no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará, geram oportunidades e são uma importante fonte de trabalho e renda para mulheres da região. Para muitas delas, esta iniciativa representou o primeiro salário, transformando vidas e realidades.
Oficinas de Costura
O cultivo de pimenta é mais uma importante fonte de trabalho no sertão. Toda a produção é destinada à nossa fábrica, onde são feitas conservas a partir de pimentas cultivadas pelo método hidropônico, garantindo qualidade e sabor únicos.
Fábrica de Pimenta
As oficinas reúnem mulheres do sertão que, a partir de saberes tradicionais e matérias-primas locais, desenvolvem peças únicas. A atividade gera renda, promove autonomia e valoriza a identidade cultural de cada comunidade atendida pelos Amigos do Bem.
Oficinas de Artesanato
Desenvolvido no sertão do Ceará, o Projeto Mudas apoia pequenos agricultores com doação de mudas de caju, kits de cultivo e acompanhamento técnico. As famílias cultivam suas plantações e geram renda vendendo para os Amigos do Bem ou para o mercado local.