SOBRE OS

Amigos do Bem

SOBRE OS

Amigos do Bem

Nossa História

O nosso trabalho começou em 1993, com um pequeno grupo de amigos, liderado por Alcione Albanesi. Hoje, somos um dos maiores projetos sociais do país e atendemos, regularmente, a mais de 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará.

Promovemos a transformação de milhares de vidas por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde. Estamos rompendo um ciclo secular de miséria no sertão. Com oportunidades, mais de 10 mil crianças e jovens já enxergam um futuro diferente.

POR QUE O SERTÃO NORDESTINO?

Um lugar onde milhões de pessoas nascem, sofrem e morrem sem perspectiva de futuro.

A má distribuição de renda e a situação de abandono são agravadas pela seca, condenando milhões de nordestinos à extrema pobreza.


NOSSO LEMA

"Que ninguém se escuse de fazer o bem
Sob o pretexto de que é pequenino,
Pois cada qual algum recurso tem,
Para valorizar o seu destino!

A fraternidade é como hino
Que juntos cantamos, quando alguém
De nós recebe o bálsamo divino
Que um gesto amigo e fraternal contém!

Em face do progresso social,
Trabalhar sempre pelo bem geral
É sagrado dever nosso!

O meu lema de vida assim descrevo:
Se não posso fazer tudo o que devo,
devo, ao menos, fazer tudo o que posso!"

MANIFESTO DE NOSSA INSTITUIÇÃO

Nós acreditamos que a responsabilidade de transformar o Brasil é de cada um e a única forma de romper o ciclo de miséria é através da intervenção humana.

Nós acreditamos na vitória do ser humano. Com essa crença, os 20 amigos que em 1993 chegaram ao sertão nordestino com doações multiplicaram-se e hoje formam o maior grupo de voluntários ativos do país, transformando a vida de mais de 150 mil pessoas todos os meses.

Nós acreditamos que o voluntariado é a força motriz de transformação.

Essa força aplicada com eficiência e, principalmente amor, resulta em ações concretas. Nosso lema é “Se não posso fazer tudo o que devo, devo ao menos fazer tudo o que posso”.

Os Amigos do Bem já provaram que a miséria tem solução. Com projetos nas áreas de educação, geração de renda, saúde e infraestrutura, mostramos que erradicar a pobreza na região mais carente do país é possível!

Quando olhamos para o futuro, imaginamos este modelo de transformação replicado em diversas regiões do Brasil e do mundo, para que a fome e a miséria sejam apenas lembradas como fatos históricos.

Muito prazer, nós somos os Amigos do Bem!

Missão

Transformamos vidas por meio da educação e de projetos autossustentáveis, capazes de promover desenvolvimento local e inclusão social, erradicando a fome e a miséria.

Visão

Um futuro em que a fome e a miséria no sertão nordestino sejam apenas lembradas como fatos históricos.

Valores

Solidariedade
Humanidade
Transparência

Premissa

Acreditamos que todo ser humano é capaz de se desenvolver, desde que lhe sejam oferecidas as condições favoráveis. Cada um pode ser um multiplicador do bem. Tendo o amor como princípio e a força do trabalho voluntário, acreditamos que este projeto seja um caminho para a transformação de vidas e para a construção de um mundo melhor.

A PRESIDENTE

Alcione Albanesi é uma empresária que construiu uma empresa que se tornou líder no segmento de lâmpadas no Brasil. Em 2014, vendeu sua empresa para se dedicar, voluntariamente e em tempo integral, ao projeto social que fundou em 1993, no sertão nordestino.

Alcione recebeu diversos prêmios, como Empreendedor do Ano, da Ernst Young, Projeto Generosidade, da Ed. Globo, Mulher Claudia, Trip Transformadores e Empreendedor Social, da Folha de SP. Também foi homenageada com o título de Cidadã Pernambucana e Cidadã Cearense.

Alcione foi reconhecida entre as 500 personalidades mais influentes da América Latina pela Bloomberg Brasil e vencedora do Prêmio Melhores & Maiores da Revista Exame, na categoria Empreendedor Social.

Recentemente, Alcione Albanesi se tornou a primeira liderança com impacto do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza) do Pacto Global da ONU Brasil.

“Fazer o Bem é a sensação de dever cumprido perante a vida. Acredito em um Brasil melhor para as futuras gerações, um país sem tantas desigualdades.”

Alcione Albanesi

O Conselho

NA MÍDIA