A MAGIA DO NATAL CHEGA AO SERTÃO

PALAVRA DA PRESIDENTE

O nosso trabalho começou no Natal de 1993, com uma distribuição de alimentos no sertão nordestino.

Nestes 26 anos de atuação, nunca deixamos o real significado do Natal, de levar esperança e amor. Nesta viagem de dezembro, encontramos milhares de pessoas que nos receberam com gestos de gratidão. A transformação está no olhar das crianças, na alegria dos jovens na faculdade e nos homens e mulheres que deixaram no passado as mãos calejadas da enxada e da seca e hoje trabalham em nossas fábricas e oficinas.

Com milhares de Amigos, estamos levando as luzes do Natal para famílias que antes não sabiam o que era Papai Noel e para crianças que nunca haviam ganhado um brinquedo. Sabemos que essa ainda é a triste realidade de milhares de famílias do sertão. Por isso, compartilho com você esta nossa viagem e te convido para juntos continuarmos fazendo com que todos os dias sejam Natal.

Com carinho e gratidão,

Alcione Albanesi


DISTRIBUIÇÃO DE NATAL
No dia 25 de dezembro, mais de 200 voluntários de São Paulo deixaram suas casas para fazer o Natal de 100 mil pessoas do sertão.

Nesta distribuição de Natal, os Amigos do Bem se dividiram entre Alagoas, Pernambuco e Ceará e percorreram cerca de 4 mil quilômetros para levar às famílias já cadastradas e aos povoados ainda não atendidos mais de 300 toneladas de alimentos, 230 mil peças de roupas100 mil brinquedos e 10 mil livros.


As comemorações aconteceram para milhares de crianças nos nossos 4 Centros de Transformação e em 150 povoados, onde as famílias aguardavam ansiosamente a chegada do “Bom Velhinho”. As doações foram entregues de mãos em mãos, acompanhadas de música, alegria, sorrisos e abraços. Uma emoção para as comunidades e também para os voluntários, como a Thainá Araújo, que entregou os alimentos que ela mesma recebeu nas arrecadações de supermercados, em São Paulo. “Eu sou voluntária há anos e é emocionante ver toda essa transformação e sentir a gratidão das pessoas pelo que fazemos. Foi uma viagem inesquecível, volto com a vontade de fazer ainda mais.”


SACOLINHAS DE NATAL
Quanto amor cabe em um presente? 

Todos os anos, crianças e jovens de 4 a 14 anos, que possuem frequência assídua nas aulas dos nossos Centros de Transformação, recebem as Sacolinhas de Natal, entregues por nossos voluntários.

As Sacolinhas são doadas por “padrinhos” e “madrinhas” e compostas por meias; calcinhas ou cuecas; calçados; brinquedos e roupas. Para as crianças menores, bolas e bonecas não podem faltar. Já os jovens de 13 a 14 anos receberam jogos para estimular o raciocínio.

O presente é um incentivo ao aprendizado e à redução da evasão escolar, tão comum em povoados isolados do sertão nordestino.

Para a montagem das Sacolinhas voluntários trabalham durante todo o ano na organização das doações, que são destinadas para os três diferentes estados. Todas possuem os dados completos das crianças e passam por uma conferência minuciosa. Nela, também vai o amor de cada doador e voluntário.

Milhares de crianças as recebem com carinho, como o Jadson, do Mutirão (PE), povoado que em 2019 passou a ser atendido pelo nosso projeto. É o primeiro ano dele em nosso Centro de Transformação: “Eu nunca recebi um presente como esse. É tudo só pra mim? Parece um sonho”.


LOJINHA DOS JOVENS

Nessa Distribuição, nós, Amigos do Bem, organizamos mais uma Lojinha dos Jovens do sertão para os alunos acima de 15 anos, dos Centros de Transformação.

Nas lojinhas, foram distribuídas 230 mil peças de roupas, além de calçados e kits de higiene. Cada jovem pôde escolher as peças de sua preferência.

As lojinhas foram montadas no Encontro de Jovens, quando também aconteceram palestras e gincanas com diversas premiações. Essa ação contribui para o aumento da autoestima, interação entre os alunos e para estimular um convívio social com cidadania, respeito e amizade.


PARCERIAS DO BEM

Unidas no propósito de fazer o Bem, empresas se engajam na Distribuição de Natal.

O Amigos do Bem foi a instituição escolhida no Brasil para uma campanha na América Latina do Mercado Livre. Com a iniciativa, a empresa fez uma doação de 5 mil brinquedos e 10 mil livros para serem entregues neste fim de ano para crianças e jovens do sertão.

Cada Centro de Transformação criou um espaço de incentivo à leitura, onde crianças e jovens puderam escolher um livro, selecionado pela equipe pedagógica por faixa etária, em um ambiente lúdico e divertido.

Magazine Luiza também colaborou com brinquedos que foram doados por consumidores em campanha especial de Dia das Crianças. Os presentes foram destinados para crianças de povoados carentes e isolados que ainda não são atendidos regularmente pelos Amigos do Bem. Crianças que ganharam brinquedos pela primeira vez, receberam com abraços e sorrisos os presentes inesperados.

Em mais uma ação com os Amigos do Bem, a Carmen Steffens doou mais de 10 mil pares de sapatos para homens e mulheres de povoados carentes do sertão. Os calçados foram expostos em cada comunidade para que eles pudessem escolher os pares que mais agradavam. As reações eram entusiasmadas com o presente: “Nunca vesti um sapato tão bonito! Eu não teria condições de comprar, muito obrigada!”, disse Luciene Bezerra, do povoado de Cajueiro, no sertão do Ceará, já vestindo o novo calçado.