A saúde no nordeste

A saúde é um direito de todos. No sertão milhares de famílias vivem em situação de miséria em casas de taipa, que unidas, formam povoados quase isolados, sem acesso algum a centros de saúde, a tratamentos e a remédios. A situação é agravada pela fome, a falta de água e de saneamento básico.

Buscando amenizar e combater essa realidade cruel, médicos e dentistas voluntários do Amigos do Bem levam saúde para o Nordeste. Esses voluntários vão aos lugares mais afastados e carentes, prestando atendimento humanitário e emergencial às famílias.

Cuidado para quem mais precisa

A ong Amigos do Bem iniciou o trabalho de recuperação de regiões do sertão dos Estados do Ceará, Pernambuco e Alagoas, levando não só doações para uma ação imediata de cuidado, mas também implantaram um dos maiores projetos sociais do país, atendendo, regularmente, a mais de 75 mil pessoas.

O projeto contempla não só a área da saúde no Nordeste, mas também a educação, o trabalho, a moradia e a água.

Com a criação das Cidades do Bem, desenvolvidas sob um modelo de Desenvolvimento Social Sustentável, as famílias atendidas pelos Amigos do Bem podem contar com quatro Centros de Saúde, equipados com seis ambulâncias de emergência. São feitos 20 mil atendimentos médicos e odontológicos por ano, que já entregaram 911 mil óculos aos pacientes.

Acompanhamento

Os atendimentos mensais são realizados por profissionais voluntários da área da saúde, e as famílias são cadastradas pelo Cartão do Bem Saúde, uma forma de manter o acompanhamento e reunir o histórico das consultas e dos medicamentos prescritos para cada paciente. Esse registro ajuda a observar a evolução de cada um mais de perto, possibilitando uma atuação mais rápida e eficaz para melhorar a saúde no Nordeste.

Um motivo para sorrir

Nos 4 Centros de Saúde são realizados atendimentos odontológicos feito por dentistas voluntários dos Amigos do Bem. Os pacientes podem realizar restaurações, raspagens, aplicação de flúor e tratamento de canal. As clínicas também são equipadas para a fabricação de próteses dentárias e para a realização de exames.

Enxergando o futuro

Muitas pessoas sofrem com problemas de visão, que acabam comprometendo seus desempenhos em diversas áreas da vida, como lazer, profissional e principalmente o escolar. Os pacientes recebem atendimento especializado de oftalmologistas voluntários, e os Amigos do Bem oferecem lentes corretivas e óculos de grau para crianças, jovens e adultos do programa.

Veja outras atuações:

 – Remédios: Os Amigos do Bem fornecem medicamentos para aliviar as dores e para a recuperação das pessoas atendidas nos consultórios do projeto – sempre mediante prescrição médica

 – Mutirões: Mutirões de atendimento também são realizados nos povoados carentes e afastados, apoiados com a distribuição regular de medicamentos aos pacientes.

– Ambulância: O serviço de remoção em ambulância foi estruturado em nossas quatro unidades no sertão, percorrendo centenas de quilômetros para socorrer quem tanto precisa.

Quer saber como ajudar os Amigos do Bem a proporcionar acesso à saúde a quem mais precisa? Seja um doador, ajude a transformar vidas. Acesse aqui.