Sem a possibilidade de aula online, crianças do sertão recebem apoio personalizado

As crianças que estudam nos Centros de Educacionais dos Amigos do Bem estão recebendo atividades remotas e visitas periódicas dos educadores. 

No sertão nordestino, muitas crianças vivem em povoados isolados, em casas de barro e sem recursos. Para ajudar no desenvolvimento humano, os Amigos do Bem oferecem programas educacionais a crianças e jovens das comunidades atendidas. A atuação potencializa habilidades e promove a inclusão social para o exercício da cidadania.

Com a pandemia, as aulas nos Centros Educacionais foram suspensas e as crianças passaram a receber suas atividades em casa. Muitos dos pais não são alfabetizados e isso dificulta o aprendizado dos pequenos, pois não conseguem o apoio familiar. Por não possuírem recursos, não existe a possibilidade de acompanharem as aulas online.

Para evitar a perda de aprendizado, os Educadores dos Amigos do Bem estão indo de casa em casa para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e entender quais são as dificuldades enfrentadas. Está sendo criado um mapeamento que envolve nível de escrita, leitura, capacidade de argumentação, resolução de problemas matemáticos e atividades de raciocínio lógico.

Cada aluno terá um plano de intervenção personalizado e dividido por grupo de atuação dos educadores. Além da avaliação técnica, também ocorrerá a análise sócio emocional com o objetivo de identificar as condições e apoio que recebem em casa. Após a análise, os pais terão reuniões periódicas para entenderem como ajudar os filhos da melhor maneira para o seu desenvolvimento.

Os Centros de Educacionais são conhecidos também como Centros de Transformação e estão localizados no sertão dos estados de Pernambuco, de Alagoas e do Ceará. Com completa infraestrutura, promovem atividades educacionais e extracurriculares e cursos profissionalizantes, desenvolvendo o potencial de mais de 10 mil crianças e jovens.

Conheça mais sobre o projeto dos Amigos do Bem, acesse aqui. Quer ajudar a manter este projeto funcionando? Ajude e faça sua doação aqui.