Os Amigos do Bem são eleitos a melhor organização do terceiro setor brasileiro na 4ª edição do prêmio Melhores ONGs.
A premiação é promovida pelo Instituto Doar, O Mundo Que Queremos e a Ambev, e tem o respaldo técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil e do Instituto Humanize.
670 inscritos disputaram o prêmio. Primeiramente, 100 ONGs foram selecionadas pela equipe julgadora formada por acadêmicos, jornalistas e líderes sociais. Dentre elas, os Amigos do Bem se destacaram pela atuação neste ano.
Desde 1993, a Instituição atua na região mais carente do nosso país, o sertão nordestino, levando educação, saúde, trabalho, água e moradia para milhares de pessoas. Durante a pandemia, as atividades se intensificaram, beneficiando um milhão de pessoas em cerca de 300 povoados no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.
Mais de 10 mil voluntários uniram esforços para arrecadar alimentos, valores e serviços. A partir de uma complexa logística, os Amigos do Bem perfuraram 10 poços artesianos e levaram 150 mil cestas básicas, 130 mil itens de saúde e insumos hospitalares e 8 ambulâncias nos momentos mais difíceis da crise gerada pela Covid-19.
Além disso, 70 mil materiais pedagógicos foram entregues para jovens e crianças de povoados isolados que puderam continuar estudando mesmo com o fechamento das escolas e a dificuldade de acesso à internet.
Alcione Albanesi, fundadora e presidente da instituição, recebeu a notícia no aeroporto, minutos antes de embarcar para uma nova viagem ao sertão nordestino, e comemorou dizendo “Ganhar esse prêmio é uma vitória dos Amigos do Bem! Obrigada. A parte mais linda desse prêmio é que estamos indo para o sertão. É assim que nós comemoramos, trabalhando”.
Conheça os Amigos do Bem e faça parte dessa transformação!