Conheça os 7 benefícios da castanha de caju

Veja as vantagens que o fruto trás para a saúde e conheça o projeto que gera renda para o sertão através do plantio de castanhas  

A castanha de caju é fruto de uma árvore originária do Nordeste brasileiro e apesar de pequena carrega dentro de si um grande número de nutrientes benéficos. Segundo o Inmetro é a oleaginosa mais “light” e pode ser incluída em várias refeições por ter um sabor suave, além de fazer parte de uma alimentação balanceada.  

Como mencionado acima, a castanha é uma fonte rica de nutrientes e por ser uma oleaginosa é fonte de aminoácidos, carboidratos, gorduras – ácido, oleico, linoleico e linolênico – vitaminas do complexo B, vitamina A e E, zinco, magnésio, fósforo, ferro, cobre, selênio e potássio.   

Diante disso, separamos alguns dos benefícios que as castanhas de caju podem proporcionar a sua saúde: 

  • Fortalece o sistema imunológico: pois contém zinco, e as vitaminas A e E; 
  • Previne e trata a anemia: pois é rico em ferro e ácido fólico;  
  • Ajuda a memória: contém selênio, um nutriente que atua na proteção da saúde do cérebro, além de conter vitamina E, que contribui para prevenção de doenças como Alzheimer. 
  • Faz bem pro coração: sua composição favorece o aumento do colesterol “bom” (HDL) e ajuda a diminuir o colesterol “ruim” (LDL); 
  • Atua no controle do açúcar no sangue: as fibras da castanha de caju atrasam a absorção dos açúcares, além de diminuir a liberação de insulina; 
  • Mantém a pele bonita e saudável: e o mesmo efeito também favorece o cabelo e as unhas. Isso acontece graças a nutrientes como cobre, selênio e vitamina E. 
  • Previne o envelhecimento precoce: por ser rico em antioxidantes, evita o dano dos radicais livres às células; 

Agora que vimos um pouco do que a castanha pode proporcionar a sua saúde, vamos falar de como a castanha de caju está ligada a fazer o bem e como os Amigos do Bem tornaram a castanha de caju essencial na vida de milhares de nordestinos.  

A instituição possui o programa de geração de renda, onde do cultivo à produção das castanhas, tudo é realizado para gerar empregos no sertão e garantir uma qualidade diferenciada ao produto. A ONG disponibiliza esse Produto do Bem 100% solidário na loja on-line dos Amigos do Bem como forma de transformar milhares de vidas no sertão nordestino. 

Clique aqui e conheça a loja on-line dos Amigos do Bem:  https://loja.amigosdobem.org/