Google apoia Amigos do Bem na capacitação de jovens em tecnologia no sertão

Repasse de R$2,7 milhões à organização será usado para equipar salas de aula com computadores e acesso à internet

Google.org anunciou apoio aos Amigos do Bem para capacitar jovens em tecnologia no sertão nordestino. Ao todo serão R$ 2,7 milhões investidos para equipar salas com computadores e acesso à internet, bem como na formação de jovens dos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará em habilidades digitais e programação.

“Acreditamos que todas as pessoas deveriam ter acesso às oportunidades criadas pela tecnologia. Continuaremos empenhados em contribuir com o país por meio dos nossos produtos, programas e apoios a organizações que trabalham por um futuro com mais acesso e oportunidades para todos”, afirmou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

“Com esse recurso, iremos promover a inclusão digital de jovens que vivem em povoados isolados e em condições de extrema pobreza no sertão nordestino. Através da tecnologia, iremos gerar mais oportunidades e conhecimento para romper este ciclo secular de miséria no sertão. Há quase 30 anos, trabalhamos intensamente para combater a miséria e abandono na região com o menor Índice de Desenvolvimento Humano”, diz Alcione Albanesi, fundadora e presidente dos Amigos do bem.

Tecnologia no sertão

Gerando oportunidade

O Programa de Treinamento de Habilidades Digitais será divido em dois módulos, o básico terá três meses de duração, com acompanhamento de professores e tutores nos Centros Educativos montados com computadores e internet.

Já o avançado terá seis meses de duração, com aulas híbridas e suporte presencial. Todos os estudantes contarão com notebooks para seguir os estudos de casa durante os treinamentos, além de suporte de apoio e monitoria.

Nas Salas de Aula Digitais os alunos terão um espaço equipado com aparelhos para os treinamentos previstos.

Atualmente, oito salas de aula, que atendem 2 mil alunos por mês, já estão em funcionamento. Esses espaços serão equipados com tecnologia de ponta e serão transformados nas Salas Digitais, melhorando a experiência física e a conexão com a internet.