Conheça o projeto Educacional dos Amigos do Bem

Os Amigos do Bem entendem que, para promover um futuro próspero, é preciso investir no desenvolvimento humano. Isso só é possível por meio da educação. Dentre as muitas atuações dos Amigos do Bem, uma das partes mais importantes é o projeto educacional. São 10 mil crianças e jovens das comunidades atendidas pelo programa educacional, a atuação potencializa habilidades e promove a inclusão social para o exercício da cidadania.

Centros educacionais

Para ajudar a educação no sertão de Pernambuco, Alagoas e Ceará, o projeto educacional da ong construiu Centros de Transformação com infraestrutura completa. Neles, são promovidas atividades educacionais, extracurriculares e cursos profissionalizantes, desenvolvendo o potencial das mais de 10 mil crianças e jovens atendidos pelo programa. Muitos ainda moram em povoados isolados, em casas de taipa, mas já enxergam e sonham com um futuro diferente.

São 4 Centros educacionais, com 100 salas de aula, que conseguem oferecer 84 mil horas de aulas por ano para crianças, jovens e adultos – os Centros realizam também o trabalho de alfabetização de homens e mulheres que não tiveram a oportunidade de estudar por viverem em povoados carentes e isolados. Entenda melhor sobre como a Amigos do Bem consegue ajudar a educação no sertão:

Oficinas e atividades

As 23 oficinas e atividades são focadas em oferecer socialização, qualidade de vida e potencializar a ação da escola, com atividades de reforço escolar e esporte. Ambientes de inclusão, estímulo a atividades lógicas e acesso à informação, como biblioteca e sala de jogos, também fazem parte da estrutura dos Centros de Transformação. 

A valorização da cultura local também é vista como importante parte da construção do ser humano, e por isso são oferecidas oficinas e atividades de dança, música, teatro e capoeira. 

Fazem parte dos cursos profissionalizantes, para contribuir na inclusão do mercado de trabalho, os cursos de: culinária, cabeleireiro, informática e manicure.

Apoio de escolas regionais

Buscando a melhoria da qualidade de ensino, a instituição apoia quatro escolas da região no desenvolvimento das atividades educacionais, administrativas e pedagógicas, para combater a evasão escolar e a exclusão social dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Espaços foram reformados, professores receberam qualificação e atualização. Além disso, é oferecida alimentação de qualidade, materiais e uniformes doados. Esta ação conseguiu potencializar o desenvolvimento de mais de 1.5000 crianças e jovens do sertão.

Realizando o sonho da faculdade

Para romper o ciclo de pobreza entre as gerações e ajudar a educação no sertão, jovens do programa recebem incentivo para o desenvolvimento profissional. Já foram 450 bolsas de estudo em universidades da região. Muitos já atuam e trabalham nos próprios Centros de Transformação e comemoram o primeiro diploma universitário na família. 

Além disso, os alunos com melhor desempenho são preparados para se tornarem agentes alfabetizadores, levando conhecimento nos povoados atendidos pelos Amigos do Bem, dando aulas individuais para crianças e auxiliando nas dificuldades no aprendizado.

São os multiplicadores do Bem, capazes de contribuírem na transformação de milhares de vidas no sertão nordestino. Ajude a levar educação para milhares de crianças do sertão. Colabore, doe.